line decor
                                                                           ISSN: 1980-8224
line decor
 
 
 
 
EDITORIAL

 


dedicação dos organizadores aliada à dos colaboradores possibilitou o lançamento do segundo número da Revista Digital AdVerbum, sem dúvida proporcionando a todos a satisfação e a certeza de sua consolidação como instrumento de publicação e fomento à pesquisa nas áreas que contempla. Mais uma vez reúne sete artigos. No entanto, vêm acompanhado de um importante acréscimo; um dossiê, dessa vez composto de dois artigos, que foram matéria de comunicações orais em evento promovido pela ANPOF, que inclusive lhe empresta e compõe o título. Esta iniciativa, além de enriquecer essa e as futuras edições da revista, prestigia e fortalece nossa associação de classe.
                Para efeito de apresentação das contribuições, adiantemos ao leitor algumas informações. O primeiro artigo, de autoria de Léa Silveira Sales, doutoranda em filosofia pela UFSCar, tem como proposta avaliar as implicações da assimilação por parte de Lacan da teoria dos signos saussuriana. O artigo seguinte, de Leonardo Almada, doutorando em filosofia  pela UFRJ e docente na PUC-RJ, a partir da crítica bergsoniana à psicofísica oferece uma definição de filosofia que a distingue quanto a métodos e resultados das ciências da natureza. O terceiro artigo, de Laura Borba Moosburger, mestranda em filosofia pela UFPR, prolongando as contribuições de Bergson, expõe seu tratamento sobre o tema da liberdade, com a intenção de remover os equívocos que dificultam sua vivência e efetivação. Na continuidade, Fábio Luiz Tezini Crocco, mestrando em filosofia pela Unesp, norteado  pela Teoria Crítica e pela Psicanálise desenvolve uma reflexão temática sobre questões como subjetividade e ideologia e suas implicações na constituição do sujeito contemporâneo. O quinto artigo, de Clovis Eduardo Zanetti, mestre em filosofia pela UFSCar e docente na Uniderp, pretendeu, segundo suas próprias palavras, por meio de uma gênese conceitual, elucidar o estatuto do real e da realidade psíquica do desejo inconsciente  na metapsicologia freudiana. O artigo de Carla Regina Françóia, doutoranda em filosofia pela Unicamp e docente na Unibrasil-Curitiba, apresenta o que entende ter sido o princípio da psicanálise lacaniana na década de cinqüenta, apontando influências de Lévi-Strauss e de Saussure. Por último, Bortolo Valle, doutor em semiótica pela PUCP-SP e docente na PUCPR, descreve o que Wittgenstein elaborou como plano para o tratamento dos conceitos psicológicos, isso no interior do que entendia por Ciência da Psicologia.
                Compondo o Dossiê ANPOF, Sérgio A. F. Fernandes, doutorando em filosofia pela Unicamp e docente da Faculdade São Bento – Bahia, expõe as considerações de Lacan sobre a dimensão (in) significante do prazer postulado por Freud quando da concepção do Witz. Por fim, Maria Cristina de Távora Sparano, doutora em filosofia e docente da UFPR e da UFPI, a partir de Frege se propõe esclarecer a função lógica do sintoma.
               Feitas as apresentações, só me resta pedir desculpas pelas injustiças cometidas e recomendar a leitura dos artigos, única forma de repará-las.

               Francisco Verardi Bocca
               Membro do Conselho Editorial

.