Título do trabalho:
"O parricídio em Totem e Tabu: uma análise acerca da gênese do conceito
de pulsão de morte". Resumo: Em que medida
podemos afirmar que a reflexão freudiana sobre a cultura incide sobre a
formulação e a consolidação das noções metapsicológicas? Este trabalho se
propõe a analisar a influência das teses psicanalíticas apresentadas em Totem
e tabu na gênese do conceito de pulsão de morte. Preocupado com a questão das
origens, Freud localizou na esfera cultural os fenômenos do ódio e da
agressividade como sendo essenciais para fundamentar sua teoria social. Ao
derivar de um crime contra o pai a origem da sociedade civilizada, da
religião e da moral, dos desejos que compõem o complexo de Édipo e do que
viria a ser o superego, ele conclui ser impossível pensar a cultura sem considerar
as tendências destrutivas do homem e seus efeitos para a história da
humanidade. Sustentaremos que a hipótese freudiana do crime da horda e suas
conseqüências para a compreensão das origens da civilização elevou o fenômeno
da destrutividade a um lugar de destaque no seio da psicanálise; isto
influenciou o processo de reestruturação da primeira teoria pulsional, e
culminou na necessidade de se atribuir a fonte pulsional de tais fenômenos a
um grupo inteiro de pulsões, às pulsões de morte, e não mais às pulsões de
autoconservação ou à mescla destas últimas com as pulsões sexuais. Se Totem e
Tabu contribuiu para a introdução do conceito de pulsão de morte, podemos
reconhecer que este conceito metapsicológico esteve a serviço das indagações
freudianas acerca da cultura. |