ntregamos ao público este primeiro número da Revista Online AdVerbum – Filosofia da Psicanálise, da Psiquiatria e da Psicologia –, com sete artigos representativos das três áreas que o nosso periódico pretende cobrir. Deve-se ressaltar que talvez seja esta a primeira vez que no Brasil abre-se um espaço na prática da filosofia acadêmica para discussões especializadas em filosofia da psiquiatria. Conto em segredo que pretendemos – audaciosamente – agregar essa nova modalidade de reflexão aos encontros institucionais que já se realizam ao redor da filosofia da psicanálise no Brasil.
A Revista AdVerbum é uma iniciativa privada; todavia, nasceu no interior do Grupo de Trabalho de Filosofia e Psicanálise da Anpof. Quase todos os membros do seu Conselho Editorial, e a vasta maioria do seu Conselho Consultivo, pertencem a esse GT. Sem negar a nossa filiação, devo dizer, no entanto, que a vocação da revista é exotérica; assim como as idéias e os ideais que nela circulam não podem ser tomados como representações do GT de Filosofia e Psicanálise.
À Revista AdVerbum também basta ser online, porque sabemos que a mesma curiosidade insatisfeita que infecta o rato de biblioteca e o escarafunchador de sebo também contamina o internauta que anseia pelo pensamento, pelo bom (e perigoso) pensamento. O texto online não tem, é claro, o perfume e o tato do texto impresso; e também o argumento profundo dificilmente pode ser seguido na tela. Mas quem disse que as características de uma mídia devem ser comparadas com as de outra mídia? Passado o tempo do saudosismo e da fidelidade terca, que invariavelmente ocorre com as novidades tecnológicas, compreende-se de que modo e maneira pode-se lançar mão dos recursos que a Grande Rede oferece. Compreende-se as enormes vantagens da Internet. Para facilitar, contudo, essa difícil transição, a Revista AdVerbum mimetiza o texto impresso. Impresso um dos nossos textos, restitui-se o tato e o perfume tão necessários para o estudioso e o acadêmico.
Caro leitor, clique no sumário e desfrute das variações do pensamento que brindam nossos sete autores de estréia. No texto de apresentação que ali se encontra repito tudo o que digo até aqui, mas acrescento comentários de três linhas sobre cada um dos sete artigos para que o visitante saiba um pouco do que se trata. Em nosso mural, você pode deixar, também online, suas impressões, comentários, sugestões ou críticas sobre qualquer um dos textos da revista - desde que esteja assinado por seu próprio e-mail. Boa leitura.
|