osso
número inicial do ano de 2010 conta com quatro artigos e
uma resenha. O primeiro deles, de autoria do Professor Sidney Nilton
de Oliveira (UFPR), aborda as relações entre psicanálise
e educação, ressaltando os efeitos humanísticos
da incorporação da ética da psicanálise,
tal como vivida em seus conceitos teórico-clínicos,
na prática educativa. Trata-se de Psicanálise,
Práticas Escolares e Direitos Humanos.
Indo do Paraná até às
ilhas caribenhas de Porto Rico, vamos encontrar o artigo enviado
pelo Professor Roberto Gutiérrez Laboy (Universidad de Puerto
Rico, Campus de Rio Piedras), que contém uma iluminada reflexão
sobre as relações entre a psiquiatria, a neuroética
e a filosofia. O texto se intitula Ciências
Humanas, Bioética, Neuroética e Psiquiatria.
Voltamos ao Brasil, a São
Paulo, para ler um artigo do doutorando da USP Ronaldo Manzi Filho
acerca da fenomenologia de Merleau-Ponty. Mais especificamente,
sobre o modo como este filósofo abordou o "caso"
(entre aspas, como prefere o autor) Gradiva, romance do escritor
Wilhelm Jensen, discutido por Freud. Este artigo se chama A
Verdade do Delírio - Uma Reflexão sobre o "Caso"
Gradiva, Segundo Merleau-Ponty.
De São Paulo, passamos
à província argentina de Córdoba, pois o quarto
artigo, de Sebastián Esteban Peppino, vem da Universidad
Nacional de Río Cuarto. Este pós-graduando nos envia
um texto sobre o "saber" como um problema na transmissão
da psicanálise. Diante do "discurso da universidade"
e do "discurso da histérica" o que nos ensina a
psicanálise? Leia-se uma reflexão em Sobre
la Transmisión del Psicoanálisis.
Finalmente, nossa resenha nos
leva de volta ao Paraná, o do Brasil, pelas mãos da
resenha de Jefferson Paraná de Souza ao livro organizado
pelo Professor Daniel Omar Pérez (PUCPR): Resenha:
A Eficácia da Cura em Psicanálise (Daniel
Omar Perez - Organizador).
Caro amigo, boa viagem.
João José R.
L. de Almeida
(FCA-UNICAMP)
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