ENGLISH ESPAÑOL
 
 
line decor
  
line decor
 
 
 
 
   
 
As relações entre a psicanálise e a filosofia foram invariavelmente marcadas, de parte a parte, por tensão e estranhamento. Não há como denegar, contudo, uma mútua atração e um envolvimento intrínseco, muitas vezes inconsciente, entre as duas disciplinas.
 
Freud, por exemplo, sustentou, uma impressão geral bastante desfavorável acerca da filosofia. Não obstante, tomou como modelo teórico para a psicanálise uma psicologia associacionista fundada no empirismo, e assumiu sem crítica a pressuposição de que a psicanálise fosse uma espécie de "ciência natural". Como tal, a psicanálise estaria isenta de contaminações filosóficas e ideológicas. Para Freud, portanto, era a filosofia quem deveria aprender com a psicanálise, e não o contrário. (Cf. o texto de 1913, Das Interesse an der Psychoanalyse.)
 
Quase o mesmo pode-se dizer de Lacan: com uma extensa obra (falada e escrita) eivada de filosofia por todos os lados, separa o discurso da psicanálise de qualquer discurso filosófico, como se a teoria e a clínica, vertidas em termos meramente formais, fossem isentas de pressupostos.
 
Se percebemos, entretanto, nessas atitudes, uma típica posição filosófica aliada a uma credulidade ingênua, a filosofia mais rigorosa vai aparecer como um exercício analítico e crítico inadiável para iluminar as colunas e os alicerces, quase sempre invisíveis, que sustentam a teoria e a clínica psicanalíticas.
 
A filosofia, entretanto, nada pode sugerir à psicanálise. Trata-se de uma disciplina autônoma e livre para dar às suas tradições o destino que quiser. Mas o filósofo pode, no entanto, como qualquer outro, pedir-lhe esclarecimentos.
 
Este site, vinculado ao Grupo de Trabalho de Filosofia e Psicanálise da ANPOF, tem o propósito de acolher e divulgar algumas análises de filosofia da psicanálise que já vêm se produzindo nos últimos anos na América Latina; em particular, sobre Freud, Lacan e Winnicott. Pretende também iniciar e abrigar discussões acerca de filosofia da psiquiatria e filosofia da psicologia, atividades correlacionadas que não poderiam deixar de interessar à investigação filosófica.
 
Explore os arquivos de texto, confira a programação de cursos, conferências, simpósios e congressos na área, contribua com o nosso acervo teórico, conheça o acervo de textos de lacan, e os últimos livros da área de filosofia da psicanálise. Leia a AdVerbum - Revista de Filosofia da Psicanálise, Psiquiatria e Psicologia -, mantida pelo nosso site. Entre também em contato para críticas e sugestões e utilize o link cadastre-se para receber as últimas atualizações do site em seu e-mail.

 
 
 
 




Revista Digital AdVerbum
Filosofia da Psicanálise,
Filosofia da Psiquiatria,
Filosofia da Psicologia.

A Formação da Teoria Freudiana das Psicoses - Richard Theisen Simanke.


Lacan, O Passador de Politzer. Psicanálise e Surrealismo - Márcio Mariguela





Desejo e Prazer na Idade Moderna - Luiz Monzani - Editora Champagnat

O Movimento de um Pensamento - Richard Simanke, Fatima Caropreso, Francisco Bocca (orgs.) - Editora CRV